Início

“Saio da vida para entrar na história”: Getúlio Vargas e a Propaganda Política

Exposição Virtual | FGV CPDOC

Conheça o ex-presidente, Getúlio Vargas, as estratégias utilizadas para promover sua imagem, enquanto liderança política nacional, e as realizações de seus governos, através dos documentos acumulados por ele ao longo de sua vida e que hoje integram o acervo histórico da FGV CPDOC.

“Saio da vida para entrar na história”: Getúlio Vargas e a Propaganda Política

A exposição virtual “Saio da vida para entrar na história”: Getúlio Vargas e a Propaganda Política (1930-1954) convida o público infanto-juvenil, professores e qualquer pessoa que se interesse pela história política do Brasil a conhecer o ex-presidente, Getúlio Vargas, e as estratégias utilizadas para promover sua imagem, enquanto liderança política nacional, e as realizações de seus governos, através dos documentos acumulados por ele ao longo de sua vida e que hoje integram o acervo histórico da FGV CPDOC.

 

Vocês podem, ler os Diários de Getúlio, onde ele narra suas impressões acerca dos fatos políticos que vivenciava, ouvir jingles, discursos ou o programa A Hora do Brasil, ver fotografias que registraram suas viagens percorrendo os estados brasileiros durante sua campanha presidencial de 1950, assistir vídeos, ou jogar Desafio Vargas com seus amigos para descobrir quem sabe mais sobre esse personagem e sua trajetória.

 

Esses e outros documentos integram os seguintes módulos temáticos da exposição: Com a Palavra: Governos Vargas; Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP); Exposição Nacional do Estado Novo; Hora do Brasil; Campanha de 1950 e Atividades Educativas.

 

Sobre

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas/Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV CPDOC) foi criado em 1973 com a missão de realizar pesquisas e abrigar conjuntos documentais relevantes para a história contemporânea do país. Em 45 anos de atividades, o CPDOC manteve-se como referência nacional nas áreas de documentação e pesquisa.

Desde os anos 2000, seu compromisso com o bem público e o desenvolvimento da sociedade brasileira, de maneira geral, foi ampliado para além das atividades ligadas à documentação e à pesquisa e se fortaleceu a partir de uma estratégia multidisciplinar e transversal que visa integrar ensino, extensão, pesquisa e inovação.

Ao longo de sua existência, a FGV CPDOC recebeu mais de 200 arquivos pessoais de homens e mulheres com reconhecida atuação pública, com um volume estimado de 2 milhões de documentos textuais, fotografias, discos e filmes. Entre esses arquivos destacam-se: Getúlio Vargas, Gustavo Capanema, Alzira Vargas do Amaral Peixoto, Ernesto Geisel, João Goulart, Café Filho, Eurico Dutra, entre outros.

Desde 2016, a escola conta com novas instalações, uma casa e um prédio dedicados exclusivamente à guarda do acervo e às atividades de Documentação da FGV CPDOC. A casa, com fachada preservada, foi reformada e hoje abriga um mini auditório; sala de consulta; área destinada à recepção, higienização e restauro de documentos e área para tratamento técnico do acervo. Já as salas de acervo foram equipadas com aparelhos de climatização, sistema de detecção e combate a incêndios e segurança 24 horas.

Em 2017 teve início o Projeto de Difusão e Educação Patrimonial da Escola de Ciências Sociais da FGV CPDOC, com a finalidade de potencializar o acesso ao acervo histórico. O projeto promoverá a inclusão social por meio da educação patrimonial, ampliando seu uso e seu acesso pela sociedade. Desenvolveremos atividades presenciais e à distância para alunos dos ensinos fundamental e médio, graduação em História, Ciências Sociais, Arquivologia e áreas afins e profissionais da área de educação e acervo, diversificando nosso público-alvo.

Mais informações podem ser encontradas no site do CPDOC: http://fgv.br/cpdoc.

Equipe do Projeto

Coordenadoras:
Daniele Amado
Martina Spohr

Pesquisadores:
Ayra Guedes Garrido
Guilherme Marcondes

Apoio Técnico:
Amy Westhrop
Flávia Eduarda Baptista Suarez

Estagiários:
Gustavo Cesario Campos Parago
Matheus Soares de Souza
Rana Carvalho Itaborahy

Acervo fotográfico:
Acervo da FGV/CPDOC
Biblioteca Nacional - Iconografia

Desenvolvimento:
TIC FGV

Diretor de Comunicação e Marketing:
Marcos Facó

Gerentes de Comunicação e Marketing:
Agnes Santos
Rachel Daza

Gerente de Marketing Digital:
Cassiano Cardoso Quirino

Coordenadora de Comunicação e Marketing:
Luciana Vitor Parreiras

Coordenador de Marketing Digital:
Yuri Monnerat Lott